quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Era pra ser somente o post de um video legal...

Antes de começar a ler coloque o fone e de o play.



Esse poderia ser somente mais um post sobre um video legal que eu vi sobre Dublin. Ou então mais um post onde eu escrevo sobre meu amor por essa cidade ou minha saudade do Brasil. Ou seria somente as minhas mãos no teclado pra tentar explicar o que eu nem entendo.

A verdade é que por mais que eu diga e repita que adoro esse lugar e por ter certeza desse sentimento eu nunca tentei explicar, posso até dizer que sequer parei pra tentar entender.

Além de tudo o que eu já falei sobre qualidades em geral de uma cidade boa pra se morar, o que eu sinto quando ando por aqui é algo que não consigo nem entender, quem ja andou por essas ruas comigo pode notar o meu jeito meio aéreo quando caminho, as vezes eu viajo pelo tempo, pelas esquinas e predios antigos. Aquelas igrejas enormes e as calçadas cheias de histórias. 

Eu fico imaginando quantos pés já passaram por aqui, quantas vidas já viveram esse lugar e quanta coisa já aconteceu quando eu ainda não estava aqui. Nesses parques, praças, pontes e ruas. Vejo as pessoas, as vezes sorrindo, as vezes caminhando em seus próprios universos. Vejo além dos olhos azuis irlandeses, as peles escuras dos indianos, vejo os olhos puxados orientais, os rostos serios e frios dos poloneses, o sotaque característico dos africanos e também o comportamento característico dos irmãos brasileiros, pessoas tão diferentes e de lugares diferentes, todas concentradas no mesmo lugar.

Que lugar fantástico é esse? Que pode ser a casa de tanta gente diferente, de linguas diferentes e de costumes tão diferentes mas que abriga e sustenta cada um de um jeito tão único. 

E não importa por onde eu ande, seja no centro que nunca dorme, nas ruas frias dos bairros mais afastados,  por debaixo das luzes amarelas que iluminam as noites, ou nos dias molhados pela chuva insistente que não termina, seja então no litoral ou nos parques, eu sinto uma paz e satisfação muito grande por ter sido aceito por essa cidade. Digo aceito porque você não escolhe Dublin, ela te escolhe e faz o mundo conspirar a favor de você, de uma forma ou de outra, vir parar aqui. Afinal, quem foi que não pensou ir pra Austrália ou Canadá?


E quanto mais o tempo passa eu me vejo longe dos que amo e de onde eu nasci e cresci, porém a sensação de estar onde sempre tive que estar quando caminho pelas calçadas cinzas de Dublin é algo que não sei explicar e também não sei se alguém ja sentiu isso, mas é algo que pulsa no meu coração e faz a saudade que eu tenho do Brasil se transformar em uma sensação de querer ficar, como que os sinais sonoros dos semáforos de pedestre parassem, o alerta do Luas não tocasse ou as gaivotas se calassem pra Dublin chegar no pé do meu ouvido e dizer baixinho "Marião, fica mais um pouco". 

E conforme os meses passam eu continuo ouvindo esse sussurro e continuo aqui, hora com um sorriso firme, hora cabisbaixo sem saber pra onde correr, mas é só eu sentir a magia desse lugar de novo que tudo fica bem e eu continuo seguindo pro objetivo que me fez deixar tudo pra trás.

É fato que não é um sentimento fácil de lidar, olhar pra onde você sempre esteve e ver o seu espaço lá vazio as vezes maltrada, ver amigos e familia sem você é ruim, nessas horas da vontade de largar tudo e voltar correndo, se sentir sozinho é um dos piores sentimentos que existem, mas pra todo ganho tem um preço a ser pago.

A saudade machuca, e definitivamente o meu tempo aqui ainda continua dentro da validade, não digo visto, digo vida, posso afirmar que eu amo Dublin. Acho que nunca gostei tanto de um lugar como eu gosto daqui.

Acho que não consegui deixar claro o que quis explicar no começo do texto, mas de verdade, eu não consigo entender a razão de eu me sentir tão bem aqui, mas eu me sinto e isso é o bastante.

PS: Perdoem os erros de português, eu não revisei porque acho que perderia um pouco a essência.

Agora que você deve estar me achando um maluco que escuta cidades falarem, clique na imagem abaixo, coloque em tela cheia, de uma olhada nesse video aqui e tente sentir o que eu sinto quando falo de Dublin.



Não me achem um maluco.

ABS


16 comentários:

  1. Numa riqueza de expressão, as palavras vão tentando esmiuçar com lucidez o cotidiano encantado de uma cidade, arriscando justificar o amor de um homem que experimenta despertar a consciência daquilo que nem sempre se explica.

    Ótimo texto!
    <3

    ResponderExcluir
  2. Porra Marião, escreveu tudo o que eu sempre pensei a respeito disso tudo, parabéns, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus.. achar vc maluco??? Nunca!
    Sei exatamente o que vc sente.. Eu sinto o mesmo de Caxias do Sul, aqui na serra gaúcha.
    Lendo seu post, me veio na cabeça, a sensação que senti quando conheci Caxias, nossa, chegou a dar um frio na barriga aqui, com essa música então,bah.
    Sempre me acharam meio maluquinha, quando falo desse amor que sinto por este lugar. A gente fala com propriedade, com paixão e respeito. Existem poucas pessoas no mundo que sabem sentir a essência dos lugares! Eu te entendo. E fico muito feliz, por vc estar feliz aí! Um beijo querido!

    ResponderExcluir
  4. Boa Marião!,,, "nós estamos aqui de passagem"... quer coisa melhor do que viver conforme oq vc disse?... vc viver o presente apaixonadamente, cada minuto, cada segundo. Ainda não senti essa gosto pelo presente além do trabalho pra se sustentar e não trabalhar para viver, se é que da pra entender..., pois aqui no Brasil é osso, nada contra mas pra vc ter uma oportunidade descente é foda! Enfim bom texto brow, sucesso pra vc ai e quando terminar a facu to chegando por ai!! abçs
    Muita paz

    ResponderExcluir
  5. Mtoo bom,
    belas palavras.....
    e realmente, rever e corrigir faz com que o sentimento depositado nestas palavras poderiam se perder....

    mto legal o texto mariao, espero tao logo ter esta mesma sensacao....pois agora ja entro na contagem regressiva de 90 dias...em 3 meses estarei por ai, e ja consigo sentir falta de td que deixarei para traz e pouco sei quando poderei matar a sdd ^^

    ResponderExcluir
  6. Nossa cara, sempre vi o amor que as pessoas que moram em Dublin tem pela cidade, mas você escreveu de uma forma ímpar. O amor correu pelas palavras e transbordou com um vídeo que trouxeram lágrimas. Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Amei texto, trilha, imagem. Passeei por Dublin sem nunca ter estado aí. Obrigada Marião. Fique firme aí. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Maluco, com a música ficou muito melhor. Arrepiei.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo... Muito foda!!!.. Fico esperando a cada dia, conto cada minuto.... Junto cada centavo pra estar indo ai e sentir as mesmas coisas... Pois eu tenho um sonho hoje... E tenho certeza que vou realizar do lado de uma pessoa que amo muito!!!.. E se esse sonho esta cada vez mais perto de ser realizado é por causa de pessoas como você Marião!! Que acredita em um ideal e corre atras do que é importante, no caso a felicidade... Nos seus videos... Nos seus depoimentos aqui no blog você consegue passar toda essas sensação de felicidade e certeza de que preciso pra escolher Dublin como meu destino. Obriga Marião pelos seus depoimentos e principalmente por esse, que com sinceridade me emocionou pra kramba!!!...

    Abraços e até breve!!!

    ResponderExcluir
  10. Um texto com muita certeza lindo, ótimo... cada palavra sua expressa fez com que eu tivesse ainda mais certeza sobre a minha escolha... Amei.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...