sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Brazukas Jobs - Natália Bresciani

Oopa rapaziada. 

Mais uma ideiazinha pra ajudar a brazukada que morre de medo de vir pra cá e ficar sem trabalho. Então vamos contar a história "profissional" de alguns amigos que trabalham aqui na Irlanda em diversas áreas. 

Pra começar nada melhor que contar a história da Natália Bresciani Rocha de Capivari-SP para o mundo, que está aqui em Dublin a 1 ano e 3 meses, e que faz o bom, velho e conhecido Cleaner. 



Me fale um pouco a mais de você, tipo, o que vc fazia no Brasil antes de vir, porque escolheu a Irlanda e porque largar seu pais pra morar em outro.
Sou formada em Fotografia na Anhembi Morumbi em São Paulo. Sou de uma cidade muito pequena no interior de São Paulo. Fui fazer faculdade na capital aos 17 anos, mudei para lá com uma amiga que tambem foi estudar, moramos no centro da cidade em uma kit bem pequena. Morei lá até antes de vir para a Irlanda, 4 anos e meio de capital. Vim para Dublin por 15 dias de férias visitar amigos e namorado, que veio 9 meses antes de mim, e gostei tanto que resolvi voltar pra morar.  Decidi morar fora para aprimorar o inglês, pois fazia aulas e aulas no Brasil e pensei: “to gastando dinheiro a toa, vamo morar num país do idioma, quem sabe assim vai”, então vim. Meus pais? Já há um tempo estou sem morar com eles, então, para eu lidar com isso é mais facil.



Que trabalho você faz? Tipo onde trabalha e o que você ganha é satisfatório?
Eu trabalho com Cleaner atualmente, meu primeiro emprego remunerado aqui. Logo quando cheguei fui indicada em um jornal africano por um amigo, fiz 3 edições (3 meses) de trabalho fotográfico porém, era voluntário, mais o que vale é a experiencia. Já fui Au Pair por 3 meses e algumas vezes faço “bico” em uma creche. Como sou fotógrafa, procuro anunciar em grupos de brasileiros e oferecer meu trabalho. Já consegui fotografar bastante gente, fiz muitos gratuitos para fazer portifolio e esse ano começei a cobrar um valor simbólico. O que eu ganho mensalmente é o suficiente para pagar minhas contas, obvio que quanto mais melhor, mas para mim, é o suficiente para viver, sobreviver, viajar e ter um certo tipo de luxo que no Brasil eu não teria.

Como é a sua rotina de trabalho? Você pratica inglês no seu dia a dia, trabalha com outras nacionalidades? 
Minha rotina de trabalho varia toda semana, tenho meus horários fixos, mais nem sempre eu vou na creche, por exemplo. Trabalho com Irish, Romenos, Mauricianos Poloneses, Espanhois. Todo dia aprendendo coisas novas, palavras novas.

Como você conseguiu esse trabalho? E porque essa função.
Consegui ser cleaner por indicação. Entrei no lugar do amigo do amigo, sabe? E uma vez dentro da empresa, voce consegue mais lojas, que foi o que aconteceu. Consegui outra empresa de cleaner através de enviar CV na net. Trabalhar como Au Pair foi por internet também. Creche foi por indicação de conhecidos.  Escolhi ser cleaner mais por obrigação do que vontade, mas juntando a minha personalidade de perfeccionista e organizada, até que me dou bem nessa função. Não reclamo, faço tudo o que tem que fazer, apenas acho que quando eu voltar pro Brasil e ter minha própria casa, provavelmente vou contratar alguém para fazer a limpeza, não quero ver um MOP ou HOOVER na frente por um bom tempo hahaha

Você pretende mudar de área? Procurar um outro emprego e porque?
Não pretendo mudar de área, pois meu tempo de Dublin está curto. Vou continuar nesse trabalho, guardar dinheiro e viajar. Já estou nessa de cleaner há 1 ano, já era para ter mudado faz tempo, mais o comodismo não permitiu. Mandei milhoes de CVs,  mais sou muito insegura enquanto ao meu nivel de inglês, por mais que falem que é bom, pra mim, continua ruim. Tenho medo de arriscar. 

Tem alguma mensagem pra passar em relação a trabalho pra quem quer fazer intercâmbio?
Todo mundo tem que começar de baixo pra crescer na vida. Não estou dizendo que cleaner é um emprego de baixo nivel ou coisa do tipo, pois os gerentes e funcionários dos lugares em que eu trabalho me tratam super bem, sem desigualdade, é só apenas um emprego mais fácil de se conseguir. Tem que correr atrás, levantar cedo, dormir tarde, passar frio, andar embaixo de chuva (neve as vezes), lutar contra o vento, mais no final do mês seu dinheiro sempre vai chegar e você vai abrir um sorriso, pois com qualquer 2 euros você pode comprar sua refeição. De pouco em pouco você chega lá.
Emprego tem é só ter força de vontade em procurar e não desistir enquanto não achar. Porque quem consegue é quem quer, não quem finge querer. 







Pra quem quiser entrar em contato com ela segue abaixo:

Twitter - apenasnate
E-mail - apenasnate@gmail.com


Um comentário:

  1. Chego em Setembro e ja estou preparada para ser Cleaner, Aupair ou coisa do tipo, mas bem que eu gostaria de trabalhar em um Pub super legal, vamos ver como vai ser...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...