terça-feira, 30 de abril de 2013

A zona de conforto





Há aqueles que dizem que mudar é preciso e há aqueles que dizem que deixar as coisas acontecerem por si só já é o bastante. Eu já estive dos dois lados e as vezes penso que temos sim que deixar as coisas acontecerem, mas também é necessário termos o tato afiado o bastante pra sabermos a hora de remar novamente e não deixar somente a maré levar.


Esse bla bla blazinho é mais ou menos pra explicar o que está acontecendo essas semanas comigo. 

Vou contar desde o inicio da história pra não ficar nenhuma interrogação, quando eu cheguei aqui na Irlanda eu morei na acomodação da escola por 1 ano, isso porque logo depois que eu cheguei eu já comecei a trabalhar na escola, e um desses trabalhos era ajudar a cuidar da acomodação. Ou seja, morei com brasileiro o tempo todo. E vi o meu inglês evoluindo a passos lentos e o tempo passando por conta desse convívio diário e contínuo com brazukas. 

Depois de um ano eu fui pro Brasil e quando voltei fiquei muito inseguro em mudar de casa pra morar com uma Irlandesa. Essa insegurança é aquele medo que dá do vivermos algo novo, que não sabemos como vai ser e não podemos controlar. Isso acontece muito com quem faz intercâmbio, desde a hora que a decisão de morar em outro pais é tomada, até decisões que são tomadas quando já estamos aqui. E foi o que aconteceu comigo.

Depois de um tempo eu vi que tinha feito o certo e que morar com Irlandês seria a forma mais rápida de eu melhorar meu inglês, e foi o que aconteceu, morei lá por 9 meses, e em 6 meses meu inglês melhorou o que não tinha melhorado em 1 ano vivendo na acomodação. Além de que eu tinha uma casa inteira só pra mim.

Mas aí as novidades foram minguando, as conversas com a minha Housemate já não eram mais tão longas, e isso foi me trouxe a sensação de que teria que fazer algo pra mudar, pois lá eu ficava muito tempo sozinho, isso não é bom e muito menos interessante pra quem está vivendo em um lugar tão cheio de coisas pra descobrir. Além de que a casa era longe de tudo.

Então foi aí que eu tomei mais uma decisão e dei mais uma reviravolta no meu intercâmbio, eu precisava pagar um aluguel mais barato e morar no centro de Dublin, pra economizar dinheiro e poder viajar mais. E junto com ela aquela sensação de medo do novo aconteceu de novo.

Mudar da casa da Margaret, na pacata e tranquilia Drimnagh, onde eu tinha um quarto só pra mim, paz pra fazer meus trabalhos e pagava um aluguel relativamente barato era algo até então inconcebível, mas eu escolhi mudar. 


Me juntei com o Tiago e o Paloso que trabalham comigo e a Leticia que é minha amiga desde que chegou, e pegamos um apartamento bem no centro de Dublin, esse AP é menor que a casa que eu morava, hoje eu divido quarto com a Leticia e pago mais barato. 

No primeiro fim de semana eu já notei a diferença, meus dias foram muito mais agitados, eu já acordei rindo com piadas e já rolou um almoço coletivo junto com a faxina. 

Mais uma vez eu fiz a escolha certa, mesmo com o medo do novo e sem saber como as coisas caminhariam, e isso me mostrou que a zona do conforto é boa e devemos sim deixar muita coisa acontecer sozinha, mas se tivermos coragem pra dar aquele empurrãozinho no destino podemos ter resultados muito melhores. 
Não fique na zona do conforto, busque sempre melhorar e aproveitar cada vez mais o seu tempo. Porque esse passa, e quando você vê já foi. 

Mesmo porque, todas as vezes eu dei uma chacoalhada na minha vida eu me dei bem. Vem na minha que é sucesso.

Cheers

5 comentários:

  1. Eu concordo contigo, Mario. Tem horas na vuida que se a gente não chutar a porta e experimentar a vida lá fora, ela vai acontecer sem vc. Boa sorte nessa nova fase. Fico daqui na torcida pra que sua experiência seja/continue sendo fantástica. :)

    See ya!
    Deb
    @lapelos30

    ResponderExcluir
  2. Grande texto, Marião!

    ResponderExcluir
  3. Isso ae Mario!

    "Só erra quem faz gol" ou algo assim rsrs.

    Belo texto, encontrei teu canal no último final de semana, nas minhas pesquisas para retomada do meu planejamento do intercâmbio para Dublin.

    Continue com o belo trabalho e meus jóias estão e estarão por lá carimbando a minha aprovação do conteúdo :)

    Abraço e sucesso sempre! Espero que em breve nos pechamos por ae e ae eu pago uma ceva (mas uma só, que a vida n tá fácil pra ninguém) rsrs

    Jeferson Silveira
    http://jefersonsilveira.com

    ResponderExcluir
  4. Marião ótimo texto!
    Concordo em todas as formas.
    Estou aqui no Brasil ainda, comecei a sair da minha "zona de conforto" desde já, terminei um namoro de quase 6 anos e mudei de emprego as vésperas de viajar!
    Não é fácil, mas a vida tem seguido seu rumo, e já vejo a luz das mudanças!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Marião, excelente!! Sucesso ai na sua caminhada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...