O Governo tem estocado três vezes mais sal do que a quantidade do último inverno, espera-se que seja necessários para manter as estradas livres de gelo neste inverno, e assim ficar "mais preparado do que nunca" para lidar com condições climáticas severas.
O ministro dos Transportes Leo Varadkar disse que lições foram aprendidas a partir dos invernos rigorosos de 2009 e 2010, quando a Irlanda experimentou alguns dos tempos mais frios desde que os registros começaram.
Cerca de 60.000 toneladas de sal foram compradas pela Autoridade Nacional de Estradas e as autoridades locais durante o verão, quando os preços eram baratos, para repor os estoques usados no inverno passado.
Isto traz o estoque total de 210.000 toneladas, o que é mais de três vezes a quantidade que seria necessária para tratar a rede nacional de estradas durante o inverno "médio".
No inverno de 2009 a 2010, cerca de 133.000 toneladas foram necessárias, com 140.000 toneladas, utilizados no ano seguinte.
Sr. Varadkar alertou os motoristas para serem mais atentos nas estradas, especialmente no mau tempo, quando as condições são perigosas. Ele aconselhou os motoristas a verificar seus pneus e luzes, e verifique se eles têm uma lanterna, triângulo e uma “pá de neve” em seu carro.
Ministro da Defesa Alan Shatter disse que não seria possível resolver os problemas de todas as estradas do país, mas uma lista de rotas prioritárias será elaborado pelas autoridades locais, no caso de uma onda de frio.
Informações sobre as estradas tratadas serão publicados no winterready.ie, um site nacional sobre famílias, motoristas, agricultores e donos de empresas podem se preparar para o tempo frio.
Ele será atualizado regularmente nos próximos meses por departamentos governamentais, a Garda, Health Service Executive, autoridades locais e provedores de transporte. Boletins informativos podem ser baixados a partir do site.
Sr. Shatter disse que a mensagem central da campanha deste ano foi "encorajar as pessoas a serem preparadas, para ficarem seguras e saber onde encontrar ajuda se você precisar dela".
As forças de defesa são "equipadas, treinadas e regularmente exercitadas simulando uma série de cenários relacionados com o clima", a Defesa Civil tem 4.469 voluntários que se inscreveram para ajudar a Garda, autoridades locais e da SMS, se necessário, disse ele.
Ele acrescentou que não é possível prever o tempo com mais de três semanas de antecedência, não tem como dizer se teremos temperaturas extremas neste inverno.
“Se preparem para o frio”
Abraço.
Tiago Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário