O post dessa semana é um pouco diferente, a Leticia ainda está aqui mas vai contar uma experiência que ela teve ao fazer um trabalho voluntário. Vale a pena dar uma olhada porque além de ser uma ótima dica pra quem está procurando algo pra praticar inglês foi uma experiência muito boa pra ela.
Um belo dia depressivo por conta do ócio na Ilha verde resolvi ler sobre o que poderia fazer para tentar de alguma maneira me fazer ser vista para trabalhos aqui na Irlanda. Entrei em algum blog, que não me recordo qual, e li que era muito comum estudantes estrangeiros trabalharem como voluntários aqui na Irlanda para assim conseguir uma carta de recomendação, o que facilita em qualquer contratação futura.
Fui atrás, queria me voluntariar em qualquer meio, só tinha receio pois era recém chegada e não tinha muita confiança no meu inglês, mas lá fui eu. Fiz meu cadastro no Volunteer Ireland e busquei as vagas que mais me interessavam.
Pode apostar, a vaga que você se candidatar, você será chamado. Como vi que tinham muitas vagas para eventos e Relações Públicas (minha formação e trabalho no Brasil), não perdi tempo e resolvi tentar um deles. Infelizmente não deu certo. Eles me ligaram e eu nervosa com meu pouco inglês, não consegui desenrolar uma conversa, dai juntou barulho da rua com nervosismo, óbvio que não deu em nada. Fiquei muito triste e desanimada, mas na semana seguinte já estava tentando outra vaga, dessa vez tentei uma menos complexa, apenas para começar. E esse deu mais do que certo, fui trabalhar como voluntária no evento Dublin Mela, um evento indiano e organizado por indianos que moram na Irlanda.
Um tipo de um pedacinho da Índia para vocês com músicas, danças, comidas, mitologia, tudo do mais tradicional. Toda nossa comunicação no pré evento foi através de telefone (dessa vez já estava mais confiante e deu tudo certo) e e-mail. Chegando ao local no evento no dia, percebi que na equipe de voluntários tinha de tudo um pouco, lógico que a grande maioria era indiano, mas tínha Irish, Brasileiras , Chinesa, Franceses, uma bela mistura, eu acabei ficando encarregada junto com uma Irish de decorar o palco e depois controlar o timetable de todas as apresentações.
O evento durou um dia inteiro, mas posso dizer que valeu muito a pena, nunca pedi nenhuma carta de recomendação, mas aposto que se pedisse eles não teriam problema em me dar, inclusive me chamaram para trabalhar novamente na outra edição que teve em outubro, mas acabei não conseguindo ir.
Pra mim foi uma experiência ótima, principalmente para entender como as pessoas trabalham por aqui, para me fazer ser vista nesse meio, para conseguir me virar com o inglês, lá ninguém falava português, só eu., particularmente acho uma experiência mais que válida, as vezes só para você tomar um rumo logo que chega, e esse sem dúvida foi um dos empurrões que tive por aqui, ali eu tive certeza de que basta você conseguir se comunicar para conseguir chegar onde quiser.
Ah que legal o relato! Eu também fiz trabalho voluntário enquanto estava aí, e foi muito tri também!
ResponderExcluirAi sim hein.. conta pra gente... eu coloco aqui semana que vem!
Excluir