segunda-feira, 3 de junho de 2013

As Portas de Dublin


Quem já esteve em Dublin notou que existem muitas portas coloridas, e eu sempre ouvi muitas histórias da razão dessa coloração toda.


E hoje eu vou contar as 2 supostas razões pra elas serem coloridas. Agora se alguma é verdade eu não sei, eu prefiro acreditar que ambas são. Porque são divertidas. 


Vamo lá, 

A primeira é meio pesada. Reza a lenda que quando o príncipe Albert subiu em 1986 a rainha da vez, Rainha Vitória mandou geral colocar bandeiras pretas nas fechadas de casa pra mostrar que estavam de luto. E aí um Irish locão que ninguém sabe quem é e que era revoltadão com a Inglaterra fez totalmente o contrário. Ele meteu tinta colorida em várias portas e no dia seguinte estava tudo colorido. Aí a galera curtiu a ideia e a parada virou moda. 

A segunda história é a que eu acho que faz mais sentido. 

Que a Irishzada curte tomar uma é fato né?

Então, aí a história é a seguinte, as mulheres estavam cansadas de ver seus maridos chapados errarem a porta, subirem pro quarto e terminarem na cama com a esposa do vizinho. E por isso elas pintaram as portas com cores fortes pros bêbados acertarem a porta e não acabar com a mina do vizinho.

Essa história é contada pelos guias turísticos de Dublin até com tom de piada, e com certeza faz você pensar se é verdade.

O caso é contado mais ou menos assim:

“O famoso escritor George Moore morava porta-à-porta com o outro famoso escritor Oliver St John Gogarty, in Ely Place. Ambos eram bastante excêntricos e é dito que Moore pintou a sua porta de verde para que o bêbado Gogarty não fosse incomodá-lo batendo na sua porta à altas horas da madrugada, pensando que era sua própria porta. Gogarty então pintou a sua porta de vermelho para que o bêbado Moore não fosse bater na sua porta também! E assim é dito que começou a onda das portas coloridas.”


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...