quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Responsabilidade e Imparcialidade de Agências e Agentes.




As pessoas não são más, elas só estão perdidas.

O barato está louco, e como tudo o que o ser humano toca vira bosta, eu vejo o caos instalado na vida de quem está querendo ir estudar em Dublin.

Mas deixa eu ir do inicio pra quem não sabe o que esta acontecendo entender. 

Há alguns meses o governo Irlandês soltou a notícia que ia mudar as regras pra escolas terem ou não permissão de receber alunos de fora da união europeia. Ou seja, cursos de escolas que nós brasileiros precisamos comprar pra poder estudar na Irlanda.

Se você não sabe do que eu to falando veja o vídeo abaixo:


A rapaziada entrou em pânico. E quando eu me refiro a rapaziada, é a galerinha que está pesquisando sobre intercâmbio, porque naturalmente, uma notícia dessa faz o medo nascer e alimentado pela quantidade absurda de dúvidas (também naturais) ele se torna um mostro. Isso é extremamente  natural.

Mas o foco do texto nem é noticiar isso, porque essa questão ja está sendo tratada por quem busca informação e também por quem tem a informação e tem o dever de informar.

Então se está sendo tratada está ótimo, tudo resolvido. 

Encerro o texto por aqui. 

Obrigado por ler. 

Maaaaas, lembra lá no inicio que eu falei que em tudo o que o ser humano toca vira bosta?
Pois é, em uma situação que já é delicadíssima e que deveria ser tratada com o maior cuidado o que é o natural de se fazer? Se aproveitar da fragilidade da galera e tocar o terror pra tirar vantagem.  CLARO! Afinal, somos humanos, somos egoístas e não levamos em conta o outro lado desde que estejamos garantindo o nosso.
Vou explicar o porque da minha decepção.
Desde a última semana onde mais uma escola fechou as portas, isso trouxe a tona de novo as mudanças que ocorrerão a partir de janeiro do ano que vem. E junto com essa situação apareceu também uma galerinha tocando o terror nos grupos de intercâmbio com muitas inverdades e de fato, fazendo medos que nem existiam, nascerem na cabeça de alguns futuros intercambistas.
Coisas como certificados que garantem ou não uma escola de manter suas portas abertas, ou seguros e associações que garantem que se uma escola fechar terá seus alunos transferidos pra outras, ou então soluções mirabolantes como desconsiderar a compra direta com uma escola, porque não há garantias de que se ela fechar o aluno não terá o produto que comprou.

Tudo isso faz um certo sentido, se não estivessem sendo divulgados de uma forma totalmente parcial e sensacionalista. Levando o futuro intercambista, que já está confuso e cheio de medos a ter mais medos e fazer mais confusão pelo volume de informações que na sua maioria são destorcidas ou mentirosas.
Digo isso porque, ninguém sabe e nem tem como saber como as coisas acontecerão a partir de janeiro, ninguém pode garantir que uma escola conseguirá obter ou não o certificado de qualidade que será exigido pelo governo, porque ninguém saberá o que será exigido do governo, a não ser a situação atual dela. 

Justamente porque não há nenhuma informação oficial clara. Há muita especulação e achismo.


Vamos analisar fatos, pra tentar entender como será lá na frente.

O que fará uma escola fechar a partir do ano que vem? 

Há 2 possibilidades diretamente ligadas.

1 – Falta de dinheiro. Acabou o dinheiro, acabou o amor. Fechou, um abraço.

2 – A escola não ter a qualidade exigida pelo governo > não obter o selo de qualidade > não poder mais vender cursos pra estrangeiros > ficar sem dinheiro > acabar o amor > um abraço.

Só que como saber se a escola terá qualidade ou não pra obter o novo selo? Veja a situação dela agora, ela tem fama de ter qualidade? Ela tem selos que comprovam a sua qualidade? Ela de alguma forma se preocupou com qualidade ao longo da sua história?

Sim. A história dela confirma preocupação em relação à qualidade? Então fica tranquilo que vai dar tudo certo.

Não? Então abra o olho. Pode ser, e eu disse pode ser, que de problema, mas também pode ser que não.

Não da pra ter 100% de certeza porque ninguém sabe o quão rigoroso o novo selo será. E muito menos qual o prazo que as escolas terão pra se adequar às novas normas. É amigo, ninguém fala disso né? Mas haverá um prazo sim!

Isso porque nenhuma certificação é tirada da noite pro dia.

Há uma inspeção, o órgão regulamentador aponta as falhas e da um prazo pra escola se regularizar, ai volta lá e faz outra inspeção. Só aí aprova ou reprova.

Ta, aí você me pergunta: Marião, eu to quase fechando meu intercâmbio e em quem devo acreditar? Nos clientes da empresa que você escolheu, seja ela uma agência ou escola. O cliente nunca mente, o cliente é imparcial, é ali que você vai encontrar a informação pura.

Fora isso, não acredite 100% em ninguém que de uma forma ou de outra trabalha com intercâmbio. Nem eu e nem ninguém que tira o seu sustendo disso será 100% imparcial, iremos sim tentar te puxar pra debaixo das nossas asas. Afinal vivemos disso, esse é o nosso trabalho e é do resultado dele que colocamos comida na panela.

Desconfie quando um super herói aparecer oferecendo mundos e fundos, citando siglas, certificados ou informações diretas e definitivas de órgãos do governo.

NINGUÉM SABE COMO SERÁ A REALIDADE A PARTIR DE JANEIRO.

Então você, que é um futuro intercambista pode dar uma relaxada, pesquise muito sobre a escolha que fez ou que está inclinado a fazer. Converse diretamente com alunos e não pegue informações perguntando sobre escola X ou Y em grupos, nós vendedores lemos TUDO o que é escrito nesses grupos e estaremos só esperando um espaço pra tentar vender pra você.

E mesmo assim, não acredite quando a opinião de um aluno for extremamente divergente da maioria, ele pode ser somente o vendedor (ou fake, ou amigo do vendedor) plantando a incerteza na sua cabeça. Filtre bem e não tome tudo como lei. Existe o mestiço (meio aluno, meio vendedor), o aluno que quer trabalhar na escola também é encontrado nesse meio.

E se você trabalha com intercâmbio e está lendo esse texto até aqui não me odeie, lembre-se que você não lida com números, cifrões ou somente comissões. São pessoas, e essas pessoas precisam de você pra poder realizar um sonho. Não brinque com sonhos de uma pessoa, a sua missão é ajudar a mudar vidas e não tirar o sono de ninguém pra satisfação própria, seja de ganhar um pouco a mais no fim do mês ou só de ganhar o cliente do concorrente. Você é único na vida de um intercambista, mesmo que pra alguns o intercambista seja apenas uma fração dos euros recebidos no final do mês.

Boa sorte a todos nas pesquisas e que essas mudanças venham pra melhorar a vida de todo mundo que está envolvido com intercâmbio.

Aquele abraço. 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...